Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma qualquer estrada



Há uma estrada logo à entrada da vila que está igual desde que me lembro. Nada mudou, isto para não dizer que mudou nada. Toda a vila foi feita em obras, em construções ou reparações que a foram alterando: hoje é bem diferente do que era dantes, ainda que nalguns sítios muito subtilmente. Mas aquela estrada, logo à entrada está como se o tempo não tivesse passado. A única diferença é a vista que dantes se tinha e a imagem que fica nos olhos agora. O passado é como essa estrada. Por mais voltas que dermos, vai estar sempre no mesmo lugar, pelo menos até irmos em paz. Podemos dar quantas voltas quisermos, podemos vê-lo de formas diferentes por culpa do presente, mas o passado está lá, como esteve ontem, e ontem, e ontem, e antes.

Como esta estrada, milhares há. Como eu, milhões de outras pessoas olham para trás como quem olha. O passado é a única estrada garantida. Por isso às vezes não devíamos dar-lhe tanta importância. Não dar tanta importância ao que temos garantido. A nossa imagem. Criar algo novo. Algo verdadeiramente novo, que venha de nós, que venha do mundo. Seguir por uma outra qualquer estrada

2 comentários:

Diana disse...

[O passado é a única estrada garantida. Por isso às vezes não devíamos dar-lhe tanta importância. Não dar tanta importância ao que temos garantido. ] - definitivamente!

efemota disse...

Todos os dias há coisas que mudam, na pessoa, no mundo que rodeia essa mesma pessoa, nas outras pessoas. Mas há sempre coisas que ficam iguais, e é bom que fiquem porque nos ajudam a recordar aquilo que fomos e que possivelmente não vamos voltar a ser porque cada tempo é um tempo e há alturas para tudo. Gosto de pensar no passado e ver que não há nada que me arrependa, bom ou mau, e que ao olhar para trás consiga ver que evolui como pessoa, que hoje sou uma pessoa melhor.

Sabes, este post fez-me lembrar de uma música dos Pearl Jam, que é o meu amior medo em relação ao futuro:

"I have faced it, I life wasted. I'm never going back again"




cumps

btw, não sei porquê mas o meu blog não actualiza nas listas